Escritor saquaremense fundador da Academia Brasileira de Letras é destaque do Parnasianismo

 

A Prefeitura de Saquarema está convidando a população para visitar mais uma exposição realizada em homenagem a Alberto de Oliveira, na Casa de Cultura Walmir Ayala. Aberta ao público no período de 03 a 28 de abril (data do aniversário do autor), a exposição Intitulada “Alberto de Oliveira – Poeta de Saquarema” foi organizada pela Subsecretaria Municipal de Cultura e é constituída por gravuras, quadros, poesias, fotos, louças e outros itens relacionados à vida e obra do escritor.

 

Poeta, professor e farmacêutico nascido em Saquarema, Alberto de Oliveira (1857-1937) figura como um dos líderes do Parnasianismo brasileiro, na famosa tríade junto com Raimundo Correia e Olavo Bilac. Sua publicação mais famosa é o livro de poesias Meridionais, escrito em 1884. Em 1924, já em pleno Modernismo e sob o impacto da Semana de Arte Moderna, o parnasiano Alberto de Oliveira foi “eleito” o “Príncipe dos Poetas”, no lugar deixado vago por Olavo Bilac que havia falecido. Durante a exposição, haverá diálogos acerca da vida e obra do escritor, que também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

O Parnasianismo

 

Escola literária surgida na França no final do século XIX, valorizando o preciosismo, a impessoalidade, o descritivismo, os sonetos e a metrificação rigorosa, além das rimas ricas, entre outros aspectos, o Parnasianismo tinha como objetivo criar poesias perfeitas, valorizando a forma e a linguagem culta, em oposição ao sentimentalismo do Romantismo. O estilo prevaleceu no Brasil até a chegada do Modernismo, marcada pela Semana de Arte Moderna, em 1922.

 

A Casa de Cultura Walmir Ayala fica na Rua Coronel Madureira, 88, no Centro de Saquarema, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal; e “Alberto de Oliveira – Poeta de Saquarema” poderá ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas.

By