Você já deve ter ouvido a expressão “nossa, depois da covid minha memória está péssima!”. Cerca de 80% das pessoas que tiveram covid reclamam da falta de memória segundo pesquisa realizada pelo instituto do Coração (INCOR). Isso ocorre porque a Covid pode causar a alteração inflamatória do cérebro e a alteração na circulação sanguínea comprometendo a oxigenação do cérebro. Então, alguns suplementos podem ser boas escolhas para minimizar essa consequência. Contudo, é importante ser avaliado por um médico especialista. Segundo o Dr. Lucas VanderleiNutrólogo da Clínica Pineapple Medicina Integrativa – alerta que as alterações de memória podem ter várias causas, desde uma demência senil causada pelo envelhecimento, ou por doenças como AVC ou o próprio Alzheimer. Podem também, ocorrer por intoxicação por chumbo ou alumínio, ou por conta da insônia, estresse excessivo, a ansiedade e a depressão ou até pelo Burnout ou pelo TDH – Déficit de atenção. Tudo tem que ser avaliada a causa, e agora, mais recentemente, como consequência da covid.

Que tal conhecer mais sobre algumas suplementações que ajudam o cérebro cansado a ganhar um pouco mais de energia?

Existem algumas substâncias que aumentam a memória e a capacidade cognitiva, elas são chamadas de Nootrópicos. Esses estimulantes cerebrais, podem ser encontrados em duas modalidades, a primeira são os suplementos que podem ser comprados sem receita médica, a Creatina ou o ômega 3, por exemplo.  Já os fitoterápicos precisam de prescrição médica e podem ser encontrados em farmácia de manipulação. Esses seriam os principais: Vimpocetina, L-teanina, Rhodiola rosea, Noopept e a própria cafeína.

Noopept é um dos mais modernos, tem uma ação muito rápida (aguda) para ter um desempenho cognitivo melhor, tem o poder anti-inflamatório e antioxidante e melhora a oxigenação do cerebral. Atua como ansiolítico. Embora ele tenha um efeito agudo, o uso a longo prazo melhora a memória.

Vimpocetina: é um neuro protetor natural que ativa a memória, tanto curta como a de longo prazo. Melhora também, a coordenação motora. Possui um mecanismo semelhante ao noopept que melhora na oxigenação cerebral, ativando a circulação sanguínea do cérebro. Tanto a Vimpocentina como o Noopept agem na acetilcolina que é um neurotransmissor que tem ação na memória.

Agora vamos falar de outros dois que agem no GABA – receptar tranquilizante – que é a L-teanina um aminoácido encontrado no Chá verde por exemplo. Só que não tem o poder estimulante, controla a ansiedade e é muito usado em paciente que tem perda de memória por estresse e ansiedade.

Outro que entra nessa linha é Rhodiola rosea, também conhecida por raiz de ouro ou raiz dourada, ela funciona como adptógeno e faz com que a mente responda de forma mais adequada ao estresse. Útil para a alteração de memória por estresse crônica e mais intenso. Podendo ser utilizado até na Burnout.

A Cafeína também ajuda a melhorar a retenção de memória, contudo o Dr. Alerta sobre doses excessivas que podem até piorar, as doses eficazes devem ser calculadas pelo peso do paciente, já as altas doses podem causar até a morte de alguns neurônios. Outro suplemento é a Coenzima Q10 que melhora o metabolismo, é um antioxidante potente e participa da produção de energia, ajudando no alto estresse.

Ômega 3 – DHA age na parte cerebral com efeito anti-inflamatório e atua na saúde dos neurônios. Fique alerta pois, existem dois tipos de ômega 3, o EPA age mais no metabolismo para melhorar o colesterol, já para a memória tem que ser o DHA. Então, não é qualquer ômega 3 e, sua dosagem também, está relacionada ao peso de cada paciente.

Creatina, muita gente usa para a finalidade esportiva, mas ela age na produção de energia. Todos os órgãos que precisam de energia e, o cérebro é um deles, vão receber energia de forma mais rápida. Ela é utilizada até mesmo na prevenção de Alzheimer.

Bacopa Monnieri é uma planta adaptogênica utilizada na medicina Ayurvédica de grande importância medicinal, é um bom receptor de dopamina que consegue reduzir o tempo de resposta em reação a estímulos, melhora a memória pois ela atua no hipocampo onde são processadas. Embora eficiente, o efeito dele é mais demorada.

Panax Ginseng é um fitoterápico que possui propriedades tônicas e restaurativas. estimulante e serve para tratar problemas circulatório. Diminui o estresse, cansaço e melhora a capacidade cognitiva.

Para saber mais acesse: Pineapple Medicina Integrada